Deixe um comentário

Matéria publicada pela “MTV” dos EUA sobre o “Lotus”, novo álbum de Christina Aguilera, causa polêmica após má interpretação e tradução.

Uma matéria publicada pela “MTV” relacionada à Christina Aguilera tem dado o que falar aqui no Brasil, em parte, graças à reportagem jornalística duvidosa publicada por um portal nacional, copiada e repostada por sites como a “Jovem Pan”.

matéria original da “MTV”, subintitulada “Lotus não alcança expectativas, mas talvez, essa nunca foi a intenção” – faz uma análise positiva sobre o local de Christina na música. O que foi repetido aqui no Brasil, entretanto, é um trabalho de mutilação sem credibilidade que transportou palavras para lugares que nunca pertenceram.

Para evitar confusão, basta comparar as matérias divulgadas aqui no Brasil (como o link da Pan, postado acima) com a matéria original, traduzida na íntegra logo abaixo pelo I Love Aguilera:

“O álbum ‘Lotus’, de Christina Aguilera, deveria representar o retorno dela ao trono, sendo uma coleção de músicas compostas pelos maiores produtores da indústria (Max Martin, Shellback, Alex Da Kid), precedido por um empolgante primeiro single e recheado de duetos – no plural – com dois mentores de ‘The Voice’ (no ano passado, ela já havia riscado Adam Levine da lista com “Moves Like Jagger”).

É claro que, quando o pessoal da ‘SoundScan’ liberou os números na última quarta-feira, vimos que as coisas não saíram bem como Aguilera planejava: ‘Lotus’ vendeu pouco menos de 73 mil cópias, um número que não é um desastre mas também não é nada inspirador (…).

Enquanto não é certo chamar o álbum de fracasso, não dá para escapar do fato de que também não foi um retorno triunfante. Mas por outro lado, talvez a intenção nunca tenha sido essa.

Se por um lado Aguilera ainda comanda um imensa – e maníaca – fanbase online (escreva qualquer coisa menos do que elogiosa sobre ela e veja a prova dessa minha assertiva), talvez foi injusto esperarmos tanto de ‘Lotus’, especialmente dada a recente história de Aguilera. Todos sabemos qual foi o resultado de ‘Bionic’, mas o estado atual da venda de álbuns em geral não conta a história inteira (…).

(…)

Então porque Aguilera não consegue replicar o sucesso de outras estrelas pop como Katy Perry, Lady Gaga, Rihanna ou Beyoncé? Existem várias teorias, sendo as mais comuns (sejam reais ou imaginárias) as que dizem que ela não é adorável como Perry ou Bey, que não é dedicada como Gaga (e por isso, as pessoas não se conectam com ela), ou simplesmente porque não tem tomado decisões como as de Rihanna – apesar de que essas sejam, no máximo, apenas quase-verdade.

Talvez a resposta seja apenas falta de sucesso dos singles, porque Aguilera não é mais uma estrela pop, ela é uma artista que está neste meio.

E isso não é pouca coisa. Nos melhores momentos dela (e eu queria mais deles em ‘Lotus’), ela consegue cantar melhor do que qualquer um, e como a nova onda de estrelas pop tem mostrado rotineiramente, cantar não é algo com o que eles se preocupam muito. Ela ainda lança músicas interessantes – eu me incluo dentre aqueles e amaram ‘Your Body’ e acha que ainda tem muito potencial no álbum, como ‘Make The World Move’ ou ‘Sing For Me’ – e, claro, a história de vida dela é o que há de mais inspirador. Ela tem fãs leais – que talvez tenham diminuído com o tempo, mas que ainda estão lá. Ela ainda pode colaborar com qualquer pessoa que ela quiser enquanto faz o tipo de álbum que desejar. Dentro do conceito de artistas de nicho, Aguilera ainda é excelente.  Por isso, acho que é hora de ela parar de competir com os contemporâneos e assumir a situação única na qual ela se encontra. E isso vale também para nós da imprensa. Foi injusto esperamos grandes coisas de ‘Lotus’ – coisas que ela fazia há 10 anos? Provavelmente. Isso era inevitável? Sem dúvida. De qualquer forma, por que Aguilera precisaria de um ‘comeback’? No meu ponto de vista, ela está muito bem onde ela está”.

O que as matérias nacionais fizeram, como vocês veem, é pegar teorias (as quais o autor da matéria expressa discordância, inclusive!) e jogar como se fizessem parte de uma profunda análise da MTV. Triste… Você pode ler mais dessa matéria acessando este link.

As informações são do I Love Aguilera.

Sobre Marcelo Henrique

"Entre no The Breakout e fuja desse mundo tão real."

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: